top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Joclécio Azevedo propõe workshop de introdução ao processo coreográfico no António Lamoso


Joclécio Azevedo, coreógrafo brasileiro traz ao Cineteatro António Lamoso, no dia 29 de fevereiro, o segundo workshop do projeto Grau Zero da Companhia, do Ballet Contemporâneo do Norte, ensinando sobre o processo coreográfico através de práticas colaborativas.

Sub-intitulado “Coreografia, desempenho e processo”, Joclécio Azevedo propõe um workshop de introdução ao processo coreográfico, em que os participantes serão incentivados a usar o corpo como ferramenta e como suporte para expor e combinar materiais coreográficos gerados a partir de práticas colaborativas. A coreografia será trabalhada enquanto prática emancipatória e abrangente, não limitada apenas à utilização da dança, mas integrando também a possibilidade de convocar o espaço, os objetos, a linguagem e o som enquanto elementos discursivos e performativos. Azevedo é um coreógrafo brasileiro que reside no Porto desde 1990. Os seus trabalhos atravessam diferentes disciplinas artísticas, tendo-se dedicado mais intensamente à criação coreográfica a partir de 1999. Artista residente da Circular Associação Cultural em Vila do Conde a partir de 2012 e coordenador do programa educativo da mesma associação desde 2018. Membro da direção plenária da GDA (Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas) e do Conselho de Curadores da Fundação GDA desde 2010. Desde 2013, participa regularmente como formador no FAICC – Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica da Companhia Instável. Em 2016, trabalhou como assistente convidado no Curso de Especialização em Performance na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Colabora, desde 2016, com o grupo Sintoma – Performance, Investigação e Experimentação, desenvolvido pelo i2ADS Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da FBAUP.

O workshop acontece no dia 29 de fevereiro, às 10h00, no Cineteatro António Lamoso. A entrada é gratuita mas exige inscrição prévia através do e-mail bcnproducao@gmail.com. A atividade está inserida no projeto Grau Zero da Companhia, um programa de formação para profissionais e amadores das artes performativas que inclui laboratórios a incidir sobre funções e práticas centrais na atividade do Ballet Contemporâneo do Norte (BCN), coordenados pelos seus colaboradores mais frequentes. O objetivo da iniciativa é questionar a ideia de companhia e antever estratégias de trabalho em conjunto.

14 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page