top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Jornadas da Educação marcam arranque do novo ano letivo em S. João da Madeira


A Casa da Criatividade é palco para a 10ª edição das Jornadas da Educação em S. João da Madeira. Hoje e amanhã, cerca de 400 inscritos marcam presença na iniciativa, organizada pela divisão de educação da autarquia, que marca o arranque do novo ano letivo.

Este é um momento de debate entre investigadores, especialistas, docentes, encarregados de educação e demais profissionais do ensino, sobre o ensino contemporâneo, as suas complexidades e desafios para o século XXI.

A sessão de abertura, ficou marcada pela atuação de um dueto da Academia de Música da cidade, composto por uma aluna no violoncelo acompanhada pela professora ao piano, a que se seguiu uma intervenção do presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, que aproveitou o momento para "prestar contas" do trabalho desenvolvido na educação, neste mandato. Jorge Sequeira deu as boas vindas a toda a comunidade escolar, e aproveitou para lembrar toda a ação política do seu executivo em matéria de educação. Começou por lembrar o lançamento do projeto da Assembleia Municipal Jovem, "que visa a educação para a democracia, para a participação política e pública. E, no nosso ponto de vista, tem sido um êxito", referiu o autarca, que espera que passe a ser uma tradição na cidade, e que resista a este ciclo político. Outra das medidas lembradas foi o Erasmus Municipal, que abrange 12 alunos, e que "visa levar os estudantes para fora do país, contactando com outras experiências formativas na área da democracia, política e dos direitos humanos". A experiência deste ano levou os jovens a Roma para lhes dar a conhecer como funcionam as embaixadas de Portugal na Santa Sé e em Itália, entre outras experiências diferenciadoras.

Segundo Jorge Sequeira, neste 4 anos de mandato estes projetos vão abranger 189 estudantes, mas "como autarca acho que o investimento que fizemos neste programa é muito mais importante do que pavimentar estradas ou construir obras físicas, pois estamos a fazer investimento em recursos humanos, proporcionando-lhes experiências e transmitindo-lhes valores muito importantes".

Outra das medidas recordadas foi a do TUS gratuito para estudantes, uma das primeiras medidas tomadas por este executivo no âmbito da educação, proporcionando aos jovens "uma primeira experiência com o transporte público", no intuito de reduzir o transporte individual em defesa do ambiente. "Temos de dar passos políticos nesse sentido", referiu o edil sanjoanense, que aproveitou ainda para referir que esta medida fez com que de 6 passes para estudantes/mensais, se passasse para 1137 passes. Esta medida provocou um aumento de custos para a Câmara Municipal, que Jorge Sequeira diz ser compensada com as vantagens para o interesse público, "pois estamos a investir numa ação educativa e de sensibilização ambiental".

Noutra linha de intervenção, lembrou a retirada do amianto das escolas do ensino básico. Segundo o presidente da Câmara esta medida é para ser executada em 4 anos, "por limitação orçamental", referiu, considerando que desta forma "estamos a cumprir um objetivo de melhoramento da saúde pública".

Outra das medidas que a autarquia lançou foi a contratação de professores que estão a coadjuvar os professores titulares do ensino básico na administração da educação física. Segundo o edil, o programa abrange 1200 alunos e insere-se no reforço do combate à obesidade e fomento da prática do exercício físico.

Já mais recentemente, durante o período de férias, foi lançada a Escola Aberta, uma oferta de jardim de infância durante o mês de agosto, para crianças que tivessem os pais a trabalhar. "Esta era uma resposta que não existia como pública", referiu o autarca, mas que ao longo dos anos "fomos sentindo que era uma necessidade". Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia já possibilitava esta oferta na cidade.

Em termos de oferta pública este foi o ano piloto, que no auge da oferta acolheu 54 crianças. "Correu bem e para o ano vamos repetir", afirmou Jorge Sequeira.

"Somos uma cidade educativa com programas excecionais", referiu Jorge Sequeira, que aproveitou para elogiar o trabalho desenvolvido pelos professores e auxiliares de ação educativa. "Temos de continuar a trabalhar em conjunto para manter este nível de execelência da educação em S. João da Madeira", concluiu o presidente da Câmara que disse esperar que este ano "seja um ano de excelência".

43 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page