Loop é o festival pioneiro no acolhimento de criações de danças urbanas em palco, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro, em Santa Maria da Feira. A edição deste ano apresenta uma nova secção, a Loop Box, dedicada inteiramente a novos artistas. Há também estreias, workshops, talks, jams e uma visita guiada pelos bastidores do Cineteatro onde tudo acontece.
Ao todo são 11 peças artísticas, com mais de 35 intérpretes, bailarinos e músicos, que correspondem às visões de 15 coreógrafos oriundos de Portugal e Espanha. Isto é o que reserva a terceira edição do Loop – Festival de Danças Urbanas, um conceito pioneiro, no acolhimento e exposição de criações de danças urbanas em palco, que arranca na sexta-feira, 8 de novembro, às 21h00, com PLAY – Uma nova forma de dizer Olá, e concluindo com STOP – Até para o ano!, duas atividades surpresa a acontecer no Imaginarius Centro de Criação.
O principal segmento do festival traz a palco, no dia 9 de novembro, às 22h00, uma estreia absoluta, ‘Ancestralidade’, de Lúcia Afonso, que aborda a importância de reverenciar os antepassados; assim como as criações ‘Rubble King’, de Duarte Valadares (o retrato de uma criatura-arquétipo com capacidade de atenção reduzida) e ‘Música e Movimento’, de Max Oliveira (camaradas que sentem, divertem, expressam e viajam em liberdade num universo de música e movimento). Ainda no mesmo dia, Héctor Plaza e Agnés Sales, diretamente de Barcelona, apresentam a estreia nacional ‘Blue Monday’, que fala das relações humanas e de como os seres humanos precisam e dependem delas. A complementar a noite, estarão presentes os alunos da All About Dance de Santa Maria da Feira e, desde Barcelos, o grupo Funky Rooster da Nico Dance Studio.
Loop desafia coreógrafos emergentes a experimentar ideias, desenvolver pesquisas e expor trabalhos, através de vocabulários de estilos urbanos, enquanto convida, estimula e inspira curiosos, estudantes, profissionais ou simplesmente apaixonados pela dança, música, arte e cultura em geral. Sob o mote ‘A nossa missão é dar vida à tua’, apresenta uma programação
diversificada que inclui dinâmicas de grupo, workshops, jams de dança com live set musical e apresentações coreográficas em formato experimental e palco. Aqui se insere a nova secção – Loop Box – um espaço de apresentação de primeiros trabalhos e experiências em formato Blackbox (sala-estúdio), destinado a promover a multiplicidade artística e cultural, abrangendo linguagens que percorrem o locking, swing, house dance, breaking, waacking, hip-hop e teatro.
Associada aos workshops, que contemplam três momentos formativos liderados por Maria Antunes, Hector & Agnés e a dupla Galega – Elahood, a programação inclui ainda uma visita guiada pelo interior do Cineteatro, no dia 9 de novembro, às 17h00, englobando conversa com elementos da equipa técnica, partilhas informais com coreógrafos e a possibilidade de assistir brevemente aos ensaios em decurso. Uma aproximação à realidade do backstage na construção de um espetáculo de dança.
Comments