As Festas da Cidade, em S. João da Madeira arrancaram esta quarta-feira, 19 de junho, com as marchas populares, onde cerca de 2000 participantes, entre crianças e jovens das escolas da cidade, e alguns seniores de instituições sanjoanenses, encheram a Avenida da Liberdade de cor e alegria. Numa noite com temperatura amena, o entusiasmo e boa disposição dos participantes transmitiu aos milhares de pessoas que assistiram o orgulho de ser "marchante", numa tradição que se enraíza cada vez mais na cidade. Depois de alguma contestação, da parte das escolas participantes, o desfile regressou ao mesmo local para encerrar, no chamado "Marchódromo", colocado em frente ao edifício da Câmara Municipal. O ano passado a edilidade resolveu fazer uma alteração ao local do final do desfile, mas a experiência não foi muito bem acolhida pelos participantes, nem mesmo pelo público, que agora aplaude o regresso ao local que havia sido escolhido em 2017.
Como habitualmente, depois do desfile na avenida, cada grupo faz a sua coreografia final no "Marchódromo", num momento sempre muito apreciado pelos milhares de pessoas que visitam o primeiro dia das festividades, que se prolongam até segunda-feira, 24 de junho, dia em que o concerto de Mickael Carreira e o espetáculo de fogo de artifício encerram as festividades em honra de S. João Batista.
Em relação a esta questão do santo padroeiro da cidade, há também alguma divisão da população, que continua a considerar que as celebrações em honra do mártir S. Sebastião e S. Tiago, que marcavam o final do mês de julho, na chamada Festa Grande, é que são os verdadeiros santos padroeiros da cidade. No entanto, recordam a Festa do S. João da Ponte, como uma celebração que era vivida com alguma tradição, mas muito restringida a este local da cidade.
Independentemente das opiniões, atualmente as Festas da Cidade celebram o S. João Batista, como sendo o padroeiro da cidade, mas nas celebrações religiosas, o mártir S. Sebastião e S. Tiago, continuam a ter uma preponderância relevante, e têm o seu lugar de destaque na procissão solene.
Comments