Depois de já ter sido aprovada em reunião da Câmara Municipal, esta segunda-feira a Assembleia Municipal de S. João da Madeira aprovou por unanimidade a atribuição da Medalha de Mérito Municipal em Ouro à Tuna d' Os Voluntários, por proposta dos vereadores da coligação PSD/CDS-PP.
De acordo com o Regulamento das Distinções Honoríficas do Município de S. João da Madeira, a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, destina-se a galardoar as pessoas individuais ou colectivas, pela prática de actos de que tenha resultado aumento de prestígio para o Município, melhoria das condições de vida da sua população ou contribuição relevante no campo da ciência, do ensino, da cultura, da arte ou do desporto. Nesse sentido, os vereadores da coligação PSD/CDS-PP apresentaram uma proposta em junho, altura em que a instituição celebrou 40 anos de vida, por considerarem que a instituição se enquadrava neste contexto, em que o seu vasto contributo para a cultura, é amplamente notório.
"Além da música, a instituição tem vindo a organizar e a promover eventos culturais, onde se destacam a «Açorda com Letras», um momento composto por declamação de poesia e momentos musicais, aberto à população, bem como a «Trupe de Reis», na Casa da Criatividade, onde são convidados grupos de diversos pontos do país, no âmbito da promoção das tradições do cantar de reis, instituído em muitas zonas do país. Estes são alguns dos grandes contributos que a instituição tem dado à cidade em termos culturais, contribuindo para projetar o bom nome de S. João da Madeira", referiu o presidente da Câmara Municipal Jorge Sequeira. Estas palavras foram corroboradas pelo vereador da coligação PSD/CDS-PP, Paulo Cavaleiro, que lembrou que "apesar de considerar que é sempre discutível a escolha da altura para se homenagear uma instituição ou cidadão, este tipo de homenagem deve ser, também, um estímulo para que a instituição continue a desenvolver o excelente trabalho na área da cultura, que tem vindo a fazer por S. João da Madeira". Não esqueceu o quanto é necessário reconhecer todos aqueles que construíram este projeto, "há muitos anos atrás, e em condições muito mais difíceis", e por isso reforça a importância de criar condições para a sua continuidade.
Paulo Cavaleiro aproveitou ainda para lembrar que "todos ajudamos a construir a nossa cidade", recordando que o concelho foi construído pelas suas gentes, e que conseguiram a independência com o seu esforço. Desta forma o vereador da coligação fez o paralelismo com o passado para afirmar que o trabalho que é feito diariamente pelas instituições, "e a forma como todos trabalhamos, vão cada vez mais ajudando a que S. João da Madeira seja mais forte e cada vez melhor", considerando que é nesse sentido que avançaram para esta proposta de homenagem à Tuna d' Os Voluntários.
Jorge Cortez, da CDU associou-se também à proposta da coligação PSD/CDS-PP, sublinhando o trabalho que a instituição tem desenvolvido na área cultural, contribuindo para o consenso sobre a distinção com o seu voto.
Minda Araújo, presidente da direção da Tuna d' Os Voluntários esteve presente na Assembleia Municipal, e considerou que este "foi um momento emocionante para mim enquanto presidente desta Associação. Este reconhecimento vem orgulhar todos os que passaram pela Tuna e aqueles que ainda hoje dão o seu melhor para prestigiar a sua Associação e sua cidade", referiu em jeito de agradecimento pelo reconhecimento, e lembrando que "a cultura une todos num objetivo comum, o apoio às suas Associações". Entretanto, é já no próximo domingo, 29 de Setembro , pelas17h00, nos Paços da Cultura , que a Tuna volta ao ativo, com um concerto integrado no ciclo de espetáculos «Somos Nós», uma organização da Câmara Municipal. O espetáculo contará com a atuação da Tuna e de um grupo convidado, a Orquestra Desigual da Bairrada. O espetáculo tem entrada gratuita.
Comments