No âmbito das comemorações dos 45 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira distinguiu o Movimento Democrático das Mulheres (MDM), com a Medalha de Serviços Distintos, como reconhecimento pelo trabalho meritório desenvolvido pelo movimento a nível nacional, e, em particular, no município feirense, em prol de uma cidadania de pleno direito para as mulheres portuguesas.
A Medalha Municipal foi atribuída durante a Sessão da Assembleia Municipal Comemorativa do 25 de Abril, que decorreu na manhã de ontem, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.
Com 50 anos de existência, o MDM está fortemente representado no Município, integrando dezenas de feirenses e registando intensa atividade ao longo de décadas, na defesa dos direitos das mulheres como direitos fundamentais.
O MDM é uma associação de mulheres, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, independentemente do Estado, de partidos políticos e de religiões, cujo objetivo principal é a emancipação das mulheres, a promoção da paz e da dignidade humana, caraterísticas fundamentais de uma sociedade de Igualdade, Democracia, Justiça Social e Desenvolvimento.
O seu percurso tem sido pautado pela união das mulheres na defesa dos seus direitos e interesses como cidadãs, trabalhadoras e mães, bem como na denúncia de todas as formas de discriminação política, social e económica, por razões de sexo, deficiência, etnia, religião, crença e orientação sexual.
De referir que o MDM é, no plano nacional, membro do Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, membro efetivo do Conselho Económico e Social (CES), e membro da Rede de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico Humano. Ao nível internacional, o MDM é membro do Bureau Político da Federação Democrática Internacional de Mulheres.
O dia de comemorações terminou com o Concerto da Liberdade, nas instalações da Tuna Mozelense, em Mozelos, com a participação do grupo Minda e os Amigos e da Tuna dos Voluntários de S. João da Madeira, que entoaram o hino do MDM no encerramento do espetáculo.
Comments