top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Movimento Democrático das Mulheres distinguido pela Câmara da Feira com Medalha Serviços Distintos


No âmbito das comemorações dos 45 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira distinguiu o Movimento Democrático das Mulheres (MDM), com a Medalha de Serviços Distintos, como reconhecimento pelo trabalho meritório desenvolvido pelo movimento a nível nacional, e, em particular, no município feirense, em prol de uma cidadania de pleno direito para as mulheres portuguesas.

A Medalha Municipal foi atribuída durante a Sessão da Assembleia Municipal Comemorativa do 25 de Abril, que decorreu na manhã de ontem, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

Com 50 anos de existência, o MDM está fortemente representado no Município, integrando dezenas de feirenses e registando intensa atividade ao longo de décadas, na defesa dos direitos das mulheres como direitos fundamentais.

O MDM é uma associação de mulheres, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, independentemente do Estado, de partidos políticos e de religiões, cujo objetivo principal é a emancipação das mulheres, a promoção da paz e da dignidade humana, caraterísticas fundamentais de uma sociedade de Igualdade, Democracia, Justiça Social e Desenvolvimento.

O seu percurso tem sido pautado pela união das mulheres na defesa dos seus direitos e interesses como cidadãs, trabalhadoras e mães, bem como na denúncia de todas as formas de discriminação política, social e económica, por razões de sexo, deficiência, etnia, religião, crença e orientação sexual.

De referir que o MDM é, no plano nacional, membro do Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, membro efetivo do Conselho Económico e Social (CES), e membro da Rede de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico Humano. Ao nível internacional, o MDM é membro do Bureau Político da Federação Democrática Internacional de Mulheres.

O dia de comemorações terminou com o Concerto da Liberdade, nas instalações da Tuna Mozelense, em Mozelos, com a participação do grupo Minda e os Amigos e da Tuna dos Voluntários de S. João da Madeira, que entoaram o hino do MDM no encerramento do espetáculo.

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page