Foram assinados esta semana os contrato-programa entre a Câmara de Oliveira de Azeméis e 16 clubes do concelho relativos a apoios para a época desportiva 2019/2020, num total de 375 mil euros.
Segundo a autarquia oliveirense, "esta verba permitirá às coletividades efetuarem investimentos em vários domínios, nomeadamente ao nível da requalificação das instalações desportivas, edifícios sede, balneários, construção de muros e vedações, acessibilidades, promoção de eficiência energética, substituição de pisos, instalação de relvados sintéticos e requalificação de balneários". Já depois de ter aprovado os apoios em sede de executivo municipal, a autarquia rubricou esta semana os respetivos contratos numa sessão realizada na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.
A perspetiva que os clubes ficam em relação à melhoria das infraestruturas ascenderá aos 640 mil euros, dos quais 375 mil respeitam à comparticipação aprovada pelo executivo municipal.
Durante a sessão de assinatura dos contrato-programa, o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, adiantou que estes apoios são o reconhecimento do trabalho dos clubes ao longo do ano “porque estar à frente de uma coletividade é muito difícil”, reconheceu. Referiu, ainda, que a autarquia “não pode ser a solução para todos os problemas” mas está disponível para apoiar projetos como parceiro estratégico que é no desporto.
Outro dos aspetos relevantes, que o edil oliveirense referiu foi a questão da “angariação de patrocínios e o envolvimento da sociedade civil”, lembrando que a responsabilidade da autarquia é “apoiar a formação dos nossos jovens por isso temos de formar valores e talentos e só o conseguimos se tivermos instalações desportivas devidamente apetrechadas”. Em matéria de apoio ao desporto, Joaquim Jorge garante que “este é o caminho que a autarquia está a seguir e que quer aprofundar” para que, com a ajuda dos clubes, “possamos criar uma realidade desportiva que seja um orgulho para todos nós”. No entanto, o autarca considera que há a necessidade da criação de condições para que os jovens possam praticar desporto, através destas respostas e apoios, “de forma planeada, com critérios e rigor”. Os apoios concedidos surgiram no âmbito da medida 2 das “Normas/Diretrizes e Procedimentos para Atribuição de Apoios ao Desporto.
Comentários