top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Município de S. João da Madeira recebe Bandeira da Ética do PNED


O Município de S. João da Madeira recebeu esta terça-feira, 24 de setembro, a Bandeira da Ética, das mãos Coordenador Nacional para a Ética no Desporto, José Lima, durante a cerimónia de abertura da Semana da Ética no Desporto, evento que decorre na cidade pelo segundo ano consecutivo, numa iniciativa da Câmara Municipal.

A certificação atribuída no âmbito do Plano Nacional para a Ética no Desporto (PNED) distingue o programa “Respeite o seu filho”, lançado em 2018 pela Câmara sanjoanense, "com o objetivo de promover os valores nobres do desporto de forma integrada, em articulação com as diferentes dimensões, sectores e agentes educativos".

Este programa está focado em especial no público dos jogos das camadas jovens realizados na cidade, envolvendo a organização de campanhas, ações de formação e atividades desportivas centradas na promoção da ética no desporto.

A cerimónia de abertura da Semana da Ética contou com a intervenção do Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, que começou por agradecer a presença do Coordenador Nacional para a Ética no Desporto, José Lima, e de Ricardo Jorge, da direção da Associação de Futebol de Aveiro, que nas palavras do autarca “significa que estamos a renovar o nosso compromisso com a ética desportiva”. Este é um “compromisso que todos outorgamos o ano passado quando iniciamos o Programa Municipal da Ética no Desporto”, recordando o momento em que os clubes assinaram um compromisso para a ética no desporto com a Câmara Municipal. “Foi um compromisso escrito, formal, solene, pensado, que está em vigor e é para continuar, vinculando quem o assinou”, assegurou.

Em jeito de balanço da iniciativa municipal, «Respeite o seu Filho», Jorge Sequeira, refere que “estamos muito satisfeitos com o acolhimento do programa, que tem sido inspirador de outras câmaras e instituições”, considerando tratar-se de algo bastante importante para o município. “Vamos dar continuidade com as dimensões que caracterizam o projeto, desde o seu início”, lembrando o que foi feito, no âmbito da formação, com a realização de quatro conferências sobre ética no desporto em S. João da Madeira durante 2018. “Esta semana vamos iniciar um novo ciclo de formação e de competências. Vamos continuar a distribuir, em alguns acontecimentos desportivos a caixa que é entregue aos espetadores, e que serve de recordatória de como se devem comportar condignamente, respeitando os seus filhos”. Garantiu ainda a continuidade da campanha gráfica, junto dos equipamentos desportivos do concelho.

Nós não esperamos mudar o mundo”, referiu o edil sanjjoanense sobre o facto de as pessoas mastigarem a pastilha elástica que vem no interior da caixa, e que “atinjam a santidade”. No entanto considera que “devemos dar um contributo”, que diz estar direcionado a um segmento do problema da ética desportiva, que no caso de S. João da Madeira “está focado no comportamento das pessoas que assistem aos jogos”.

Jorge Sequeira concluiu a sua intervenção referindo que “o desporto é bom por uma questão de saúde pública, mas é também bom por uma questão de introdução de valores nos praticantes”, referindo que “essa é uma dimensão que o nosso município tem de acarinhar e também estimular, através deste programa”.

José Lima, Coordenador Nacional para a Ética no Desporto saudou o trabalho que o município de S. João da Madeira tem vindo a desenvolver nesta matéria e afirmou que “a segunda Semana da Ética no Desporto está já a fazer o seu caminho e é já uma prática que nós divulgamos” No PNED “fazemos questão de levar para todo o lado o exemplo de S. João da Madeira, e de replicá-lo” pois, garante tratar-se de um exemplo de boas práticas.

Para o coordenador do programa “o que vocês fazem aqui é indicar o caminho correto, e por isso dou-vos os parabéns”. E nesse sentido, atribuiu a Bandeira da Ética ao Município de S. João da Madeira, no sentido de que “estamos a certificar um projeto de boas práticas e com chancela de qualidade”, salientou. Nessa linha de pensamento, garante que “nada é melhor do que o exemplo para passar os valores”, considerando que esta é a melhor maneira de o fazer, e lembrando que os miúdos estão a observar constantemente os gestos e as atitudes de pais e treinadores. Por isso, “temos de ter essa consciência que a criança repete aquilo que fazemos

José Lima, deixou a mensagem aos treinadores e dirigentes das associações sanjoanenses, e recordou-os de que “os valores não nascem de geração espontânea. Os valores têm de ser trabalhados”.

32 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page