top of page
Buscar

Municípios das Terras Santa Maria encerram equipamentos municipais e suspendem atividades

  • Foto do escritor: pguimaster
    pguimaster
  • 11 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

No mesmo dia em que a Organização Mundial de Saúde decretou que o Covid-19 é uma pandemia, a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria reuniram esta tarde extraordinariamente tendo em vista analisar a situação decorrente do surto de Covid-19. Da reunião saiu uma deliberação conjunta, de encerrar ou suspender temporariamente um conjunto de serviços, equipamentos e atividades considerados como não essenciais.

Nesse sentido, as Câmaras Municipais de Santa Maria da Feira e S. João da Madeira seguiram o exemplo da autarquia de Oliveira de Azeméis que já havia cancelado todos os eventos municipais e equipamentos desportivos.

Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, anunciou o encerramento ao público das piscinas geridas pelo município, museus, parque ornitológico, bibliotecas e pavilhões municipais, em horários geridos pelo município, Cineteatro António Lamoso, Imaginarius Centro de Criação e Europarque. Foram também suspensas todas as visitas e atividades de lazer, turismo ou de âmbito cultural promovidas pelo município, atividades complementares à ação educativa, visitas de estudo e passeios, promovidas pelo município ou com recurso a serviços de transportes da sua responsabilidade. Entretanto, foi decidido manter, por enquanto, em funcionamento feiras e mercados, reforçando as ações de formação e prevenção já em curso, sem prejuízo de avaliação a levar a cabo com a Autoridade de Saúde Local, promover com todas as Junta de Freguesia a avaliação de cada iniciativa concreta que se encontre programada, e manter em funcionamento regular os parques e jardins de gestão municipal, bem como os serviços de atendimento ao munícipe, solicitando-se aos cidadãos que recorram, preferencialmente, aos contactos telefónicos e por via digital. Segundo o autarca, estas medidas entram de imediato em vigor, estando sujeitas a avaliação permanente, definindo-se, para já, a vigência até ao próximo dia 3 de abril.


Atividades da Poesia à Mesa canceladas


No caso de S. João da Madeira, a autarquia seguiu as mesmas deliberações saídas da reunião desta tarde, mas optou por emitir um comunicado com um despacho onde delibera o encerramento da piscina e pavilhões gimnodesportivos geridos pelo município, dos museus, galerias e bibliotecas municipais, e das casas de espetáculos e auditórios municipais, fazendo com que por consequência estejam canceladas todas as atividades relacionadas com o Festival Literário Poesia à Mesa. Foi deliberado ainda a suspensão de todas as atividades desportivas promovidas pelo município, de todas as visitas e atividades de lazer, turismo ou de âmbito cultural promovidas pelo município, das atividades complementares à ação educativa do tipo visitas de estudo e passeios promovidas pelo município ou com recurso a serviços de transportes da sua responsabilidade. As restantes medidas seguem na linha do já descrito e em vigência até ao próximo dia 3 de abril.

Segundo se pode ainda ler no comunicado da Câmara Municipal de S. João da Madeira, "a presente decisão fundamenta-se nos princípios da prevenção e da proporcionalidade, visando contribuir para a proteção da saúde pública e para o esforço de contenção do surto epidemiológico aqui em causa.

Apela-se à observância das recomendações das autoridades de saúde e ao sentido de responsabilidade de todos os cidadãos, designadamente que se observem as medidas de distanciamento social, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória".

 
 
 

Comments


Foto tipo passe.jpg

Terras Santa Maria Informação

Um Blog por Paulo Guimarães 

Wiz social no biz da mídia 

  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

WEEKLY NEWSLETTER

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

bottom of page