top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

O melhor evento nacional de construções LEGO está de volta a S. João da Madeira



Até domingo, 5 de maio, a Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, recebe, pela segunda vez, o BRInCKa, LEGO® Fan Event.

Desde 2010 que a melhor exposição de construções LEGO, reconhecida e apoiada pelo Grupo LEGO, está na estrada. E numa parceria entre a Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO (PLUG) e a Associação Desportiva Sanjoanense, volta a S. João da Madeira, num evento que decorre ao longo de três dias, onde serão esperados muitos milhares de visitantes entre crianças e adultos.

Num espaço com mais de 1200 m2, e mais de 5 milhões de peças LEGO a dar forma às mais diversas construções, os visitantes podem ver os mais incríveis modelos possíveis de construir com as peças da famosa marca Dinamarquesa.

Neste evento poderão ser vistos dioramas e construções alusivas aos mais diversos temas do imaginário das crianças e adultos, como por exemplo a LEGO City, plena de edifícios, de ação, comboios em movimento, porto de mar e zonas rurais limítrofes.

Muitas outras construções também estão presentes fazendo parte de outros temas tais como, um grandioso cenário Harry Potter, espaço e ficção científica, cenários do universo Star Wars, uma mesa com réplicas de viaturas e aeronaves, civis e militares, uma mesa com preciosidades Vintage e reproduções de máquinas reais construídas com LEGO Technic, e robots LEGO MINDSTORMS. Dentro desta variedade de construções, é ainda possível assistir ao vivo a uma demonstração do magnífico GBC (Great Ball Contraption) da PLUG, que consiste em visualizar centenas de pequenas bolas em movimento contínuo, transportadas por máquinas, num circuito, tudo ele também construído apenas com peças LEGO.

“O LEGO faz parte do imaginário das crianças e, também, dos adultos” - Fernando Correia, presidente da PLUG


Segundo Fernando Correia, presidente da PLUG, “o LEGO é um brinquedo que teve de se adaptar aos tempos atuais, e tem-no feito com algum sucesso, apesar de manter algum conservadorismo”, admitindo que a tecnologia “evolui a um ritmo alucinante”, e que a LEGO “está a começar a acompanhar cada vez mais”.

E nesse sentido, começa a ganhar força entre os adultos, deixando cair por terra a ideia de que o LEGO é apenas um brinquedo. Cada vez mais, “afirma-se num público-alvo de adultos”, quem o garante é o presidente da PLUG, que afirma que a empresa “começa a traçar estratégias para abranger diversos públicos”, onde as meninas também não são esquecidas, e por isso há poucos anos foi lançada a “linha Friends”.

“O LEGO faz parte do imaginário das crianças e, também, dos adultos”, e por isso, estes eventos funcionam como um encontro de gerações, “onde os adultos trazem os filhos e acabam por se conectar, como que se lhes desse o tilt”, fazendo com que comecem outra vez a brincar com as construções de LEGO.

No fundo estes eventos agradam ao público, que “acaba por voltar numa próxima edição”, e em alguns casos, até acabam “por ficar agarradas, vinculando-se com a associação”, referiu Fernando Correia.


Marcelo Rebelo de Sousa em LEGO


No espaço da Sala dos Fornos não faltarão também as playzones com milhares de peças à disposição da criançada para sua diversão e expressão criativa, e o mosaico gigante exclusivo com 24m2 e cerca de 100.000 peças, construído ao longo da exposição pela mão dos próprios visitantes. “Cada pessoa tem uma placa de 32X32”, dando assim o contributo para a imagem final, que o presidente da PLUG confirmou tratar-se do “Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa”.

Segundo Fernando Correia, esta imagem foi introduzida em Oeiras, em 2018, no entanto no final de cada ciclo de eventos mudamos a imagem”, que agora só será substituída em 2020, confirmou.Até domingo a ideia é concluir esta imagem, e para isso poderá ainda visitar o espaço, no sábado, entre as 10h00 e as 21h00, e no domingo, entre as 10h00 e as 19h00.


É esta interatividade que faz com os eventos organizados pela PLUG se distingam dos demais eventos com peças LEGO realizados ocasionalmente pelo país”, assume o dirigente.Entretanto a área do evento está ainda apetrechada por um espaço comercial, “onde poderão ser comprados os conjuntos LEGO que permitem fazer construções semelhantes aos modelos expostos, assim como um elevado sortido de peças avulsas e as tão desejadas minifiguras LEGO”.

Segundo os responsáveis da secção de basquetebol da Associação Desportiva Sanjoanense, as crianças do Ensino Básico dos Município de S. João da Madeira, Espinho, Arouca, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra, receberam bilhetes de acesso gratuito ao recinto, desde qua acompanhados por um adulto, esperando-se assim, e numa estratégia de captação de público, ver aumentar o número de visitantes ao certame.Crianças até aos 3 anos não pagam, já para crianças entre os 4 e os 10 anos, o custo dos bilhetes é de 2€ e de 4€ para maiores de 11 anos. No entanto, as crianças têm de ser acompanhadas por um adulto com bilhete válido.


97 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page