"Carlos Alberto da Costa. Um olhar de S. João da Madeira", é uma obra da autoria de Daniel Neto e José Duarte da Costa, com edição do Município de S. João da Madeira, que vai ser apresentada este sábado, 4 de maio, pelas 18h30, no auditório do Museu da Chapelaria.
O livro aborda a vida e obra do fotógrafo sanjoanense, que, ao longo de décadas, captou em fotografia e vídeo imagens marcantes da sua terra natal. Na passagem dos 111 anos do nascimento de Carlos Alberto Costa, a sua vida passa a livro, e contará com a presença dos autores da obra, Daniel Neto e José Duarte da Costa.
Recorde-se que este é um trabalho que tem vindo a ser preparado há bastante tempo, e que mereceu da parte da Câmara Municipal a aprovação, por unanimidade, da assinatura do protocolo de colaboração entre o Município e os autores. Nesse documento pode ler-se que Carlos Costa é um nome com "papel relevante na história de S. João da Madeira (…) a que cumpre ainda dar voz", através de um livro que perpetuará a sua vida e obra, mas que também faz "um retrato de época da sociedade sanjoanense".
Este sábado, na sessão de apresentação do livro, as centenas de imagens captadas ao longo de décadas, as recordações da "vila e, mais tarde, de uma cidade em permanente crescimento e ebulição", passam a ser uma realidade, para recordar, ou dar a conhecer às novas gerações.
Comments