Decorre no próximo dia 14 de Setembro pelas 17h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira, a apresentação do livro "Obra de Uma Vida", de Germano Santos, pintor autodidata, natural de Escapães, que se destacou como funcionário bancário, dirigente associativo, autarca e jogador do Clube Desportivo Feirense.
Neste livro é possível conhecer as pinturas da autoria de Germano Santos, que descobriu a sua vocação muito cedo, revelando o domínio das diversas técnicas de pintura subjacente, aos diversos motivos que curiosamente não abordam muito a temática do futebol. Utiliza e domina várias técnicas e materiais, privilegiando o óleo sobre tela, acrescentando acrílico sobre tela, acrílico sobre platex, aguarela, óleo sobre cartão, acrílico sobre cartão canelado.
Da sua obra destacam-se, e numa referência ao facto de ter sido jogador de futebol, o Centenário do Clube Desportivo Feirense, a Contra capa do livro, Memórias Avulsas de Rui Maia 50.º Aniversário da Geração de Ouro de 1960, a Bandeira de todas as bandeiras Memórias e homenagens. Contudo, a pintura de Germano Santos segue outros caminhos, pintando momentos, eventos, instituições, personalidades, vivências da então Vila da Feira e da mais atual Santa Maria da Feira, expressando através das cores que utiliza, a memória e identidade de um Povo, bem como as temáticas relacionadas com a natureza morta, as paisagens e os pássaros.
Para além das pinturas de Germano Santos, o livro contempla testemunhos de várias figuras públicas de Santa Maria da Feira.
Sobre Germano Santos, sabe-se que participou em diversas exposições coletivas, ilustrou a contracapa do Livro do Feirense “Memórias Avulsas de Rui Maia – 50.º Aniversário da Geração de Ouro de 1960 e pintou, recentemente, uma obra para o Feirense sobre o 100.º aniversário do Clube, publicando várias obras publicadas na Revista Villa da Feira.
Integrou a coletiva "Por Conta Própria" na Biblioteca Municipal e no Museu dos Lóios, com 19 artistas e 38 trabalhos.
A criação gráfica, a fotografia e o design deste livro pertence ao pintor feirense Eduardo Depinho.
Comments