top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

«Obra de Uma Vida» de Germano Santos vai ser apresentada em livro


Decorre no próximo dia 14 de Setembro pelas 17h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira, a apresentação do livro "Obra de Uma Vida", de Germano Santos, pintor autodidata, natural de Escapães, que se destacou como funcionário bancário, dirigente associativo, autarca e jogador do Clube Desportivo Feirense.

Neste livro é possível conhecer as pinturas da autoria de Germano Santos, que descobriu a sua vocação muito cedo, revelando o domínio das diversas técnicas de pintura subjacente, aos diversos motivos que curiosamente não abordam muito a temática do futebol. Utiliza e domina várias técnicas e materiais, privilegiando o óleo sobre tela, acrescentando acrílico sobre tela, acrílico sobre platex, aguarela, óleo sobre cartão, acrílico sobre cartão canelado.

Da sua obra destacam-se, e numa referência ao facto de ter sido jogador de futebol, o Centenário do Clube Desportivo Feirense, a Contra capa do livro, Memórias Avulsas de Rui Maia 50.º Aniversário da Geração de Ouro de 1960, a Bandeira de todas as bandeiras Memórias e homenagens. Contudo, a pintura de Germano Santos segue outros caminhos, pintando momentos, eventos, instituições, personalidades, vivências da então Vila da Feira e da mais atual Santa Maria da Feira, expressando através das cores que utiliza, a memória e identidade de um Povo, bem como as temáticas relacionadas com a natureza morta, as paisagens e os pássaros.

Para além das pinturas de Germano Santos, o livro contempla testemunhos de várias figuras públicas de Santa Maria da Feira.

Sobre Germano Santos, sabe-se que participou em diversas exposições coletivas, ilustrou a contracapa do Livro do Feirense “Memórias Avulsas de Rui Maia – 50.º Aniversário da Geração de Ouro de 1960 e pintou, recentemente, uma obra para o Feirense sobre o 100.º aniversário do Clube, publicando várias obras publicadas na Revista Villa da Feira.

Integrou a coletiva "Por Conta Própria" na Biblioteca Municipal e no Museu dos Lóios, com 19 artistas e 38 trabalhos.

A criação gráfica, a fotografia e o design deste livro pertence ao pintor feirense Eduardo Depinho.

92 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page