Foi assinado na passada sexta-feira, 29 de março, o contrato do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos entre o Governo e a Área Metropolitana do Porto (AMP), para a entrada em vigor, hoje, 1 de abril, do passe único nos 17 concelhos da AMP, que custará, no máximo, 40 euros.
A partir de hoje, o novo passe Andante Metropolitano custa no máximo 40 euros mensais por utente e permite viajar em todos os operadores de transportes públicos na AMP. Com este passe é também criado um outro de cariz municipal, válido também para os 17 concelhos que integram a AMP, com o custo de 30 euros para viagens dentro do concelho ou até três zonas contíguas. No entanto, há ainda operadores privados onde não é possível a sua utilização, como é o caso da Auto Viação Feirense, que serve os concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Gaia, Gondomar, Ovar, Porto, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira. Neste leque de empresas onde não é permitido a utilização do passe único está também, a Transdev e os Transportes Urbanos de Santo Tirso, pelo motivo de que este município adiou a adesão para o dia 1 de junho.
Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, congratulou-se com a entrada em vigor desta medida “pois estaremos a defender o meio ambiente utilizando o transporte público, diminuindo o número de viaturas nas estradas e conduzindo a um menor congestionamento de trânsito”. Com isto, o edil feirense, considerou ainda que “as famílias passarão a ter mais rendimento disponível”, lembrando ainda o facto da sustentabilidade do ambiente.
Recorde-se que o passe passará a ser válido, assim que a adesão seja total, nos 17 concelhos da AMP, integrada pelos municípios Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, S. João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.
Os títulos podem ser adquirido e carregados como habitualmente nas lojas Andante, pontos de venda Andante e Bilheteiras CP, mantendo-se em vigor as taxas de descontos dos tarifários sociais de 25%, 50% e 60%, agora aplicada sobre as novas tarifas.
Comments