top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Percursos Sonoros fazem a simbiose entre o património e a música em Oliveira de Azeméis


A quarta edição do festival Percursos Sonoros, organizada pela Incentivo Positivo em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e com o Conselho Municipal da Juventude, realiza-se no próximo dia 28 de setembro, a partir das 22h00, no Parque de La Salette, e tem entrada gratuita. Este evento surge na linha do mote da organização, que tem o intuito de promover o património "esquecido" da cidade através da música. O Coreto, o Lago, o Miradouro do Parque, assim como a Estalagem de S. Miguel são os palcos históricos escolhidos para a constituição do percurso da edição de 2019 do festival.

"Cada recanto do Parque de La Salette representa um pedaço especial da cultura e memória dos oliveirenses", refere a organização, que tem assim uma pequena mas ao mesmo tempo boa "dor de cabeça", na escolha dos locais dos palcos.

O cartaz já é conhecido, e traz a Oliveira de Azeméis alguns nomes do panorama musical, como os Sensible Soccers, que apresentarão o seu novo álbum, Aurora, "conduzindo o público aos recantos por descobrir da memória e da infância através dos seus ritmos vibrantes", com a atuação a acontecer no miradouro. Já a banda portuguesa melhor classificada da edição de 2018 do Festival Termómetro, os Gator, The Alligator, oriundos de Barcelos, irão ocupar o palco instalado na estalagem, apresentando uma sonoridade de rock de garagem, misturados com sons psicadélicos e fuzz. Este espaço será dividido com os CelesteMariposa, que numa mudança de ritmos vai tentar levar o público ao universo dos bailes africanos.

Mas há mais espaços para percorrer e parar para escutar sonoridades bem distintas. No coreto, os Bardino, um autêntico mergulho na tranquilidade existente entre o psicadelismo antigo e a herança do rock progressivo e as suas variantes funk e jazz-fusion, é outra das propostas musicais, que conclui com a apresentação com uma novidade internacional de peso, o songwriter Martin Harley, um dos nomeados para os UK AMERICANA AWARDS como melhor instrumentista do ano.


Concertos iniciam-se às 22h00, mas público é convidado a chegar mais cedo para experienciar as potencialidades do Parque de La Salette


Apesar dos concertos terem início às 22h00, o público é convidado a chegar mais cedo, com uma programação diurna complementar para várias idades e que pretende enriquecer a experiência de quem visita o Parque de La Salette. "Queremos trazer público já durante a tarde ao Parque, para que seja retirado o maior proveito possível das suas potencialidades", acrescenta a organização.

O Percursos Sonoros acontece desde 2016. É um dos projetos de dinamização cultural e patrimonial da Incentivo Positivo, uma associação juvenil de empreendedorismo e inovação. O festival consiste na realização de concertos intimistas em locais emblemáticos de Oliveira de Azeméis, alguns deles ainda populares, enquanto a maioria terá os holofotes direcionados para si apenas durante este dia. O motivo da escolha de cada local será visível durante os espetáculos para que o público sinta o peso histórico do local onde se encontra.

Os espaços escolhidos têm comum o facto de serem locais improváveis para a realização de concertos.

A iniciativa visa a ampliação da programação cultural do município destinada ao público jovem, a divulgação de bandas emergentes, assim como a descoberta do património cultural da cidade.

Segundo a organização, este evento destaca-se dos demais por não se centrar apenas na música, "mas por fomentar a promoção de jovens talentos e a democratização cultural, promovendo o património local e sensibilizando a população para a sua salvaguarda, o que garante a consolidação da identidade oliveirense e contribui para o desenvolvimento da consciência de cidadania".

É objetivo dos organizadores que o evento se realize anualmente, mas tendo sempre em consideração a diversificação do percurso escolhido e promovendo outros locais emblemáticos e novas bandas emergentes.

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page