Na passada sexta-feira, 5 de abril, a Biblioteca Municipal de S. João da Madeira foi palco para a cerimónia de entrega de prémios do concurso Poesia na Corda 2019. Este é o momento que encerra a campanha Poesia à Mesa, numa iniciativa que envolve a comunidade e desenvolve o espírito criativo de cada um. O concurso que acontece desde 2009 resulta de uma iniciativa conjunta da Biblioteca Municipal e da Associação Jovens Ecos Urbanos, em que os estendais trocam a tradicional roupa por poemas escritos e pendurados por quem passa. E na edição deste ano estendeu-se ao centro comercial 8ª Avenida, na cúpula geodésica, instalada durante o período em que decorreu a Poesia à Mesa, criando um novo espaço para dar largas à criatividade de quem passa.
Na sessão que abriu com um momento musical a cargo de Maria Costa, aluna da Escola Secundária Oliveira Júnior, marcaram presença os três membros do júri, a vereadora da Educação, Irene Guimarães, que presenciaram a entrega de prémios nas diversas categorias, em mais uma edição que registou uma significativa participação.
Dividido pelos diferentes escalões etários, o concurso de Poesia na Corda 2019 resultou nos seguintes vencedores:
Nos poemas pequeninos, tema "Ambiente", houve um 1º lugar ex aequo, atribuídos ao poema “Água”, de Martim Figueiredo Canavilhas, da EB1 de Carquejido e “Amigo”, de Matilde Amorim Soares, também da EB1 de Carquejido.
No tema "Amor", o vencedor foi “O Marshall e eu”, de Maria Coelho Andrade, da EB1 de Carquejido.
No tema "Indústria e Comunidade", um novo empate na primeira posição, dividido por “O ataque das palavras”, de Francisco Castro, da EB1 Carquejido e “SJM”, de Eduardo Dinis, da EB1 do Parque.
No tema "Outros", o vencedor foi “Diálogo”, de Martim Ricardo Sousa Paiva, da EB1 do Espadanal.
Na faixa dos Poemas Jovens, o vencedor no tema "Ambiente" foi “Dever de todos”, de Anaís Monteiro Paiva, da Escola: EB2/3 de S. João da Madeira.
No tema "Amor", o primeiro lugar foi atribuído a “I have panic attacks”, de Inês Pais Valente, da Escola Secundária de Santa Maria da Feira.
Em relação ao tema "Indústria e Comunidade", o vencedor foi “Sapato Especial”, de Solange Ferreira, Mariana Silva e Mariana Bastos, da Escola Secundária Oliveira Júnior.
No tema "Outros", a primeira posição foi para “A matemática na minha vida”, de Carlos Andrade, da Escola Secundária Dr. Serafim Leite.
Já no que diz respeito aos Poemas Adultos, no tema "Ambiente", o vencedor foi “Cidade Jardim”, de António José dos Santos Neves.
No tema "Amor" a primeira posição foi para “O teu cabelo é um poema”, de Isabel Oliveira.
Tema "Indústria e Comunidade", o vencedor foi “Mudar o mundo”, de António Maria Pereira Mendes.
E finalmente no tema: Outros, o primeiro lugar foi para “O meu jantar”, de Lizete Gomes.
Com esta iniciativa chegou ao final mais uma edição da campanha Poesia à Mesa, em S. João da Madeira.
コメント