Apesar do estado do tempo convidar a uma ida até junto das praias, o conselho é para que não o faça, inclusivamente há mesmo uma interdição em algumas praias do norte de Portugal, Espinho, Gaia e Matosinhos, desincentivando aqueles que mesmo assim queiram arriscar. A Capitania Porto do Douro colocou placas nas praias da sua jurisdição, onde informa que "estão interditas todas as atividades desportivas ou de lazer nas praias fluviais e marítimas". Entretanto, a Câmara Municipal de Matosinhos também já havia avançado, em comunicado, que todas as praias do concelho estão interditadas à prática balnear, bem como a todos os desportos náuticos até 31 de março.
Segundo a autarquia a comunicação desta medida foi dirigida à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, bem como à Agência Portuguesa do Ambiente, Polícia Marítima e Polícia Municipal.
"Esta medida será reavaliada antes do fim do período definido", ou seja, antes de 31 de março, refere a nota assinada pela presidente da autarquia, Luísa Salgueiro.
Na quinta-feira a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia também já tinha anunciado medida igual sobre as praias do concelho.
Em comunicado, a Câmara de Gaia, avançou que determinou "a interdição das praias fluviais e marítimas", decisão que foi comunicada às respetivas entidades, nomeadamente Polícia Marítima e Polícia Municipal.
Na sequência de todas estas restrições, a Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS) desaconselhou a ida às praias para evitar a propagação do novo coronavírus e um maior risco de afogamentos.
Comments