O novo Programa Bairro Feliz, da responsabilidade do Pingo Doce, apoia causas de entidades locais ou de grupos de vizinhos que tenham como objectivo melhorar o seu bairro. As inscrições terminaram esta sexta-feira, nas diferentes áreas a votação, saúde, bem-estar e desporto, apoio social e cidadania, cultura e património, turismo e lazer, educação e ambiente. Nesta segunda edição do programa, os Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira concorreram na loja de Casaldelo, com o Equipamento de Socorro para Ambulância e "pretende-se com a causa do Pingo Doce , obter equipamento necessário à prestação do socorro à população, com um novo serviço, aumentando assim a sua qualidade de vida", refere a direção. Nesta mesma superfície comercial concorreu, também, a Associação de Pais da EB1/JI de Casaldelo, que pretende, através do donativo do Pingo Doce, comprar instrumental Orff, "para que os alunos da escola os possam utilizar nas aulas de música e assim, desenvolver uma série de competências como a socialização, a alfabetização, a capacidade inventiva, a expressividade, a coordenação motora, a perceção sonora, a perceção espacial, o raciocínio lógico e matemático e a estética".
Já nas instalações da Rua Visconde, há também dois projetos a votos, sendo um deles da responsabilidade de um grupo de vizinhos, com o projeto CineBairro, que "propõe dinamizar uma sessão mensal de cinema, ao longo de pelo menos um ano, com várias propostas de diferentes géneros cinematográficos. Pretende-se que no final de cada sessão exista um momento de debate sobre uma questão pertinente abordada no filme visualizado. Estas sessões de cinema serão realizadas num espaço já existente do bairro do Orreiro. Propõe-se ainda a existência de uma máquina de pipocas para tornar a experiência o mais positiva e real possível". O outro projeto é da responsabilidade da Associação de Pais da EB1/JI Conde Dias Garcia, intitulado Brincadeiras Coloridas. Este projeto pretende criar melhores condições no recreio da escola. Segundo os responsáveis da associação de pais, "no recreio há o direito a brincar, porque brincar é tão importante como aprender. Os recreios, enquanto espaço inesgotável de crescimento, devem ser coloridos e divertidos, mas o nosso não é! Não temos coberto para brincar nos dias de chuva. Por esse motivo a pretendemos dotar a EB1/JI Conde Dias Garcia com um conjunto de jogos que desenvolvam capacidades lúdico-motoras dentro da escola, nos dias chuvosos".
Os estabelecimentos situados em Arrifana, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira, também aderiram e, cada espaço comercial, tem duas propostas a concurso, que passam por equipamentos desportivos, instrumentos musicais, e melhoria das condições em escolas.
A votação já está a decorrer e termina a 11 de dezembro. A causa mais votada pelo bairro recebe até 1000 euros, valor que será entregue a 12 de dezembro.
Depois de uma 1ª edição de sucesso, o Programa Bairro Feliz está assim de regresso às lojas de nove distritos do país, e Aveiro é um dos selecionados. Os interessados em ajudar estas causas só terão que deslocar-se às respetivas superfícies comerciais e, por cada 10 euros de compras recebe uma moeda Bairro Feliz, que servirá para votar na causa escolhida.
Para os responsáveis do Pingo Doce, "feliz é o bairro onde os vizinhos se juntam por boas causas".
Comentários