O projeto RPTI - Rede Portuguesa de Turismo Industrial, desenvolvido pelos Municípios de S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra, Vila do Conde, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão foi um dos 3 projetos selecionados na competição ALA+T-Qualificar para o Turismo, promovido pelo IPDT - Turismo e Consultoria com o apoio do Turismo de Portugal, atribuindo-lhe um financiamento de cerca de 200 mil euros, através de linha verde direta, para congregar toda a oferta de turismo industrial. Com este prémio, o grupo garante financiamento para a concretização do projeto.
O anúncio foi feito esta quarta-feira, dia 20 de fevereiro, em Castelo Branco, pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e pelo presidente do IPDT, António Jorge Costa.
O Programa ALA+T, decorreu entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019 e contou com a participação de 160 pessoas, divididas por 19 grupos.
O projeto pretende estabelecer uma rede formal de parceiros na área do Turismo Industrial, potenciando os esforços já desenvolvidos através de ferramentas on-line que permitam aos turistas uma nova abordagem consistente e organizada.
Os municípios do RTPI, cujos territórios contemplam elementos identitários do Turismo Industrial, querem incrementar os fluxos de turistas que viajam para Portugal com esta motivação específica, transformando este setor do turismo num produto estratégico além do nicho de mercado. O objetivo do projeto, contemplado com um orçamento de cerca de 200 mil euros pelo seu “grau de inovação, cooperação territorial e contributo para a valorização dos destinos e das suas comunidades”, é congregar no mesmo suporte toda a oferta de Turismo Industrial.
Comments