Grupo Cénico de Lourosa e Companhia Persona unem-se para trazer à cidade de Lourosa a recriação da vivência do Largo da Feira no século XX. Três peças e muita animação nos dias 14 e 15 de setembro prometem recordar outros tempos.
Esta iniciativa está inserida no Programa de Apoio a Projetos Culturais, e é promovida pelo Grupo Cénico de Lourosa, propondo-se recriar a antiga Feira das Colheitas e a vivência do Largo da Feira em meados do século XX. Com direção artística da Companhia Persona, contemplará três peças – "As Feiras da Feira", "A Flor da Aldeia" e uma recriação das Consoadas e Leilão – fruto de um intenso trabalho de pesquisa que envolveu os habitantes e frequentadores do Largo da Feira dos Dez, em Lourosa.
O evento arranca no dia 14 de setembro com fanfarra, às 21h00, seguido do espetáculo ‘As Feiras da Feira’, que envolverá o Grupo Cénico e elementos da comunidade. No dia 15 de setembro, às 10h00, haverá uma recriação da tradição "Consoadas", à qual se segue um leilão à moda antiga, e às 18h00, o Grupo Cénico fica responsável pela apresentação d’A Flor da Aldeia. Durante o dia, recria-se a Feira das Colheitas com animação variada, envolvendo pregões, jogos tradicionais, cantador de desgraças, desfile de motas antigas e uma oficina de construção de estrelas.
Apoiado pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Lourosa, o projeto "As Feiras da Feira" está a ser desenvolvido em parceria com a comunidade local – artistas e associações, feirantes e vendedores de produtos tradicionais, empenhados na missão de dar vida a este projeto recheado de memórias conjuntas. Ao Grupo Cénico de Lourosa e à Companhia Persona, juntam-se nesta obra: Núcleo de Estrelas de Lourosa, Grupo Cultural e Recreativo da Fanfarra da Cidade de Lourosa, Clube 2Rodas Lourosa, Associação Os Vagabundos do Castelo, Grupo de Adolescentes de Lourosa, Centro Infantil de Lourosa e Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira.
Comments