É já amanhã, dia 8 de fevereiro, que a Torre da Oliva, em S. João da Madeira, é palco para o Encontro Nacional das Cidades Educadoras. Autarcas, dirigentes e técnicos de Educação de 50 municípios, num total de cerca de 140 vereadores, dirigentes e técnicos municipais, estão inscritos no Encontro Nacional da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras. A sessão de abertura está marcada para as 9h45, com o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, a dar as boas-vindas aos participantes, realizando a intervenção inicial desta jornada de trabalho alargada, que acontece pela primeira vez na cidade.
No programa da reunião, destaca-se a eleição da Comissão de Coordenação da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras para o próximo biénio. Está também contemplada a apresentação do Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira, que se reparte pelo Núcleo de Arte da Oliva, Museu da Chapelaria, Museu do Calçado, para além da própria Torre da Oliva.
A Associação Internacional das Cidades Educadoras, à qual pertence o Município de S. João da Madeira desde 2007, conta com 488 cidades associadas, em 37 países, e foi criada com o propósito de estreitar relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo no espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano, em conformidade com os “Princípios da Carta das Cidades Educadoras”. A Rede Portuguesa dessa Associação conta com 74 municípios aderentes, a maioria dos quais marcará presença no Encontro de amanhã, em S. João da Madeira.
Comments