S. João da Madeira comemora Dia Municipal do Bombeiro
- pguimaster
- 30 de out. de 2018
- 2 min de leitura

No passado sábado, 27 de outubro, S. João da Madeira comemorou o Dia Municipal do Bombeiro, uma iniciativa que foi instituída em 2012 pela Câmara Municipal. Este ano, e pela primeira vez, a data foi comemorada no último sábado do mês de outubro, na sequência de uma sugestão do presidente e comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira, evitando assim a chamada época dos incêndios. Relembre-se que já o ano passado a celebração deste dia foi adiada, face aos grandes incêndios que assolaram o país durante o mês de junho, e nos quais os bombeiros sanjoanenses estiveram também no combate.
Esta é uma data bastante significativa para a corporação sanjoanense que vê aqui um reconhecimento da comunidade na disponibilidade dos bombeiros para o socorro das mais diversas adversidades.
Para Jorge Sequeira, Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, é “muito louvável que a cidade comemore o Dia Municipal do Bombeiro”, defendendo que está “é uma tradição que deve ser mantida, uma vez que valoriza o voluntariado e os próprios bombeiros”, salientou.

Nesta data foi ainda apresentada a nova ambulância, adquirida no âmbito da edição deste ano do Orçamento Participativo Municipal, iniciativa promovida pela Câmara Municipal, que entregou à corporação uma verba de cerca de 70 mil euros correspondente à proposta aprovada para esse efeito pelos sanjoanenses. Recorde-se que o projeto apresentado pelos bombeiros sanjoanenses obteve 1263 votos, num total de 2929 votantes, e esta atribuição foi também uma forma de reconhecimento da cidade aos Bombeiros.
No decorrer da cerimónia, presidida pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, foi ainda abordado o reforço de regalias concedidas aos bombeiros, através do regulamento de concessão de regalias que a Câmara Municipal já havia criado e que agora acrescentou novas benesses, mas que o comandante Normando Oliveira salientou que poderia ser bem mais ambicioso, reconhecendo o trabalho da corporação, numa medida mais do que justa.
Recorde-se que estas alterações introduzidas foram recentemente aprovadas por unanimidade em reunião da Câmara Municipal, num trabalho conjunto entre a oposição e o executivo.
A edilidade reconhece o valor do voluntariado, e em especial o dos bombeiros, e nesse sentido Jorge Sequeira considera ser uma medida de inteira justiça a aprovação deste novo regulamento de regalias aos bombeiros, numa altura em que a corporação sanjoanense comemora 90 anos de vida.
Comentários