top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

S. João da Madeira está a participar no XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras em Cascais


Esta a decorrer até amanhã, 16 de novembro, o XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras, no Centro de Congressos do Estoril. Este é o maior evento internacional de reflexão sobre cidades educadoras, este ano sob o tema “Cidade, Pertença das Pessoas: Caminhos para a coesão social na cidade”. Esta é uma temática que envolve o compromisso das cidades para a Coesão Social, a partir das pessoas e dos seus sentimentos de pertença ao município.

S. João da Madeira foi uma das cidades selecionadas para participar neste congresso internacional através da apresentação do “Programa de Apoio Psicopedagógico e Familiar” que a Divisão de Educação da Câmara Municipal tem em curso nas escolas do concelho. A apresentação de S. João da Madeira, que decorreu esta quinta-feira, esteve a cargo da vereadora da educação, Irene Guimarães. Recorde-se que este programa integra o projeto “Intervir, Convergir e Construir” financiado ao abrigo do Plano Integrado e Inovador de Promoção do Sucesso Escolar do Portugal 2020.

Ao longo dos quatro dias do congresso, os participantes estão a debater 131 propostas de experiências ou boas práticas, essencialmente inovadoras, distribuídas pelos 3 eixos do congresso, originárias de 14 países e 74 cidades.

Este evento envolve participantes de todas as cidades e países que integram a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), à qual pertence o Município de S. João da Madeira, e juntos estão a partilhar e disseminar os saberes e experiências na área da educação, numa ótica de um desenvolvimento de políticas locais transversais assentes na cidadania democrática e na coesão social.


Quem é e qual a finalidade da Associação Internacional das Cidades Educadoras?


Movimento criado em novembro de 1990, que conta atualmente com 485 cidades associadas, 70 das quais portuguesas, em 36 países. Tem como objetivo estreitar as relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo do espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano e cidadão, em conformidade com os princípios da Carta das Cidades Educadoras.


Quais são os objetivos da Carta das Cidades Educadoras


Estabelece os princípios orientadores do planeamento para a promoção de uma cidade educadora. Baseia-se na Declaração Universal dos Direitos do Homem e prioriza, paralelamente às funções tradicionais de uma cidade (económica, social e política), a formação e o desenvolvimento de todos os seus habitantes, com uma vontade decidida de incorporar pessoas de todas as idades numa formação ao longo da vida e ocupar-se, prioritariamente, com crianças e jovens.


Cascais - Capital Europeia da Juventude 2018 - Duas sanjoanenses presentes no Congresso de Jovens


Sendo que Cascais é também em 2018 a Capital Europeia da Juventude, decorre em paralelo o Congresso de Jovens, para o qual foram selecionadas para participar as jovens sanjoanenses Verónica Belchior e Inês Silva. O Congresso de Jovens conta com a participação de 75 jovens, sendo que 37 são de nacionalidade portuguesa e 38 jovens de nacionalidade estrangeira, com idades compreendidas entre os 18 e 24 anos, num evento que visa estimular a população jovem para uma participação mais ativa, consciente e cívica no futuro das Cidades.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page