O Parque Rio Ul foi palco para uma desfolhada à moda antiga aberta ao público em geral, com música, convívio e algumas iguarias tradicionais, numa organização da Câmara Municipal de S. João da Madeira.
Este momento serviu para recordar a tradição festiva que se vivia em S. João da Madeira, em torno das colheitas do milho. O evento contou com a participação do Rancho Folclórico de Cidacos, Oliveira de Azeméis, que animou o princípio de noite de sábado com musica e dança. Os vários populares que marcaram presença tiveram a oportunidade de reviver, e mesmo experimentar, o ambiente comunitário vivido pelos nossos antepassados, nesta altura do ano, época de muitas colheitas e entreajuda nas povoações da região.
O local escolhido para a desfolhada foi o renovado edifício da Casa da Eira, que esteve aberto ao público, permitindo que fosse visitado durante este evento, onde estava instalada uma exposição que permitiu dar a conhecer às gerações mais novas as alfaias agrícolas da agricultura tradicional.
Por entre os presentes, e em especial pelo mais novos, a satisfação de ter a possibilidade de participar numa desfolhada, tendo em conta o facto de viverem numa cidade, foi uma experiência positiva.
Comments