top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Sarau de ginástica da Sanjoanense homenageou Manuela Queirós «a treinadora que ensina com o coração»


Realizou-se este sábado, 6 de julho, o tradicional sarau de ginástica da Associação Desportiva Sanjoanense. Casa cheia para assistir a um espetáculo proporcionado por cerca de 180 ginastas do clube, a que se juntaram os convidados, todos eles repetentes de edições anteriores, oriundos do Gimnocerco, Artigym e Ginásio Clube do Montijo, que ajudaram a abrilhantar uma noite repleta de emoção.

Na passagem dos 95 anos do clube, a secção, que já conta com mais de 40 anos de atividade, não quis deixar passar em claro esta data, e marcou o momento com homenagens a pessoas que deixaram e continuam a deixar a sua marca na ginástica da Sanjoanense. Para Maria João Paixão, a treinadora que aprendeu a "ensinar com o coração", lembrou quem lhe deixou estes valores para a vida, e homenageou aquela que foi uma das pessoas que mais fez pela modalidade em S. João da Madeira.

Longe vão os anos em que ainda era uma atleta, e que diz ter tido o privilégio de poder ter sido treinada por Manuela Queirós, a professora que dinamizou a ginástica no clube, conseguindo na época movimentar cerca de 500 atletas, um número histórico de praticantes. Hoje a realidade é outra, fruto, também, do ecletismo do clube e da cidade, no entanto, a ginástica continua a ser uma modalidade querida dos sanjoanenses.

Nesse sentido, e porque "as homenagens devem ser feitas em vida", conforme deixou vincado Maria João Paixão, foi feita homenagem a Manuela Queirós, por todos os anos que dedicou à modalidade, ao clube, e sobretudo pelos ensinamentos deixados a quem dá continuidade a esse legado.

Mas, as homenagens não se ficaram por aqui nesta noite. Há outro nome, que continua ligado ao clube, há 25 anos, que seguramente também foi merecedor de uma referência e reconhecimento, acima de tudo, pela disponibilidade e entrega, mas também a forma como o tem vindo a fazer, "com intensidade, dedicação e com um elo de ligação a todos e todas que passaram pelo clube". Maria João Paixão não esqueceu a sua amiga e companheira de longa data, e publicamente homenageou Dina Silvério, que começou apenas por ser mãe de duas atletas, passou a seccionista, e hoje é diretora da secção de ginástica do clube.

Foi uma noite cheia de emoção, sentimento, mas também da passagem de valores que a própria ginástica tenta transmitir às atletas. Mas, acima de tudo foi uma noite onde a ginástica falou mais alto, com momentos partilhados de ginástica infantil, rítmica de formação, rítmica desportiva, de grupo e de conjuntos, ginástica educativa, estética, manutenção, acrobática e tumbling, em pouco mais de duas horas de duração do sarau.

292 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page