Arrancou esta quarta-feira, mais uma edição da Semana da Juventude de S. João da Madeira, uma organização conjunta da Associação de Jovens Ecos Urbanos e da Câmara Municipal. Com epicentro na Praça Luís Ribeiro, o evento decorre até ao próximo dia 21 de setembro, juntando arte, dança, música e muitos workshops. A grande novidade da edição deste ano é a instalação do projeto HUB Station, que surgiu numa colaboração entre a Associação Internacional Improvise and Organize e a Associação de Jovens Ecos Urbanos, e que consiste na construção de cinco estruturas de médio porte que serão parcialmente habitadas por artistas e público em simultâneo, promovendo interação entre arte, público e cidade.
Numa noite de nevoeiro e algo fresca para a época do ano, a abertura do evento juntou algumas dezenas de jovens, e menos jovens, que assistiram aos espetáculos, resultado de residências artísticas envolvendo jovens sanjoanenses. “Hight Clouds”, uma performance de dança aérea da autoria da artista Paulina Almeida e Oficina de Artistas, e "22 Segundos’ à Hora”, outra performance, mas de Patrícia Lestre e outros artistas sanjoanenses.
Rita Pereira, presidente da Associação de Jovens Ecos Urbanos, lembrou que este evento é uma forma de trazer jovens à Praça para que "o seu coração volte a pulsar". Com iniciativas como a Semana da Juventude "conseguimos trazer jovens e trazer vida", através de um projeto com várias formas de expressão artística e "várias formas de nos expressarmos enquanto jovens", salientando que jovens são "todos aqueles que se sentem jovens".
Ecos Urbanos comemoram 22 anos de vida com arraial na Praça
A 21.ª edição da Semana da Juventude, prossegue esta quinta-feira, com o cinema ao ar livre a ser o grande destaque. Apesar da temperatura não ser a mais apetecível, a partir das 21h30, há chá quente à espera dos espetadores, que são convidados a trazerem uma manta, para assistirem à estreia do Labirinto do Tempo, documentário acerca do projeto comunitário Fundição de Memórias 2, que a Associação de Jovens Ecos Urbanos desenvolveu para o último Hat Weekend Festival, da autoria de Vanessa Fernandes e de Francisco Barros. Logo de seguida, às 22h00, a comédia insólita “Diamantino” sobre “um jogador da bola que faz lembrar alguém”, que é uma proposta do Cine S. João. E, por último, às 23h00, é exibida “A Ver o Mar”, de Ana Oliveira e André Puertas, uma curta sobre o silêncio, o mar como pano de fundo, o mar como lugar de afetos.
Ao longo do dia há workshops, oficinas, aulas abertas, algo que se repete na sexta-feira e no sábado. Outra das novidades é a Música no TUS, que hoje percorrerá a linha verde e com a atuação de Monkey Corporation, a partir das 18h00, sexta-feira, é a vez da Arte do Som, também às 18h00 e no sábado, com a Academia de Música, pelas 12h00.
Mas, é na sexta-feira, 20 de setembro, que a Associação de Jovens Ecos Urbanos comemora o seu 22º aniversário. Rita Pereira deixou o convite a toda a população para "em conjunto soprarmos as velas", até porque, como deixou bem claro, os Ecos Urbanos existem, "porque a comunidade existe, e nós fazemos comunidade, contribuindo para que a cidade, culturalmente, seja um lugar mais bonito e certamente mais feliz", referiu.
Para sexta-feira está então agendado, a partir das 20h00, o arraial, apoiado pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira, que tem, para já, a garantia de vir a ser bastante animado. Segundo os responsáveis da organização, não vão faltar petiscos, bebidas, uma exibição da Shaolin Si, Músicas do Mundo, pela dupla Von X & Daniela Castro, Danças do Mundo com Eduardo Carvalho, concerto com Patrícia Lestre e a encerrar a noite um Dj Set.
Último dia da Semana da Juventude move-se "de malas e bagagens" para Sala dos Fornos da Oliva devido à previsão de chuva
O último dia da Semana da Juventude é dedica ao hip hop. Dança e música não vão faltar, só o estado do tempo é que parece não ir ajudar.
A previsão de chuva impossibilita a realização dos espetáculos ao ar livre, e toda a logística, inicialmente prevista para a Praça Luís Ribeiro, irá ser transferida para a Sala dos Fornos da Oliva, onde irá acontecer a atuação do grupo de hip hop do Centro Cultura e Desporto (CCD), pelas 21h30, o concerto do rapper Yuzi, cabeça de cartaz do evento, marcado para as 23h00 e fecho de festa com o Dj Set. Entretanto, foi já anunciado pela organização que outras iniciativas agendadas para a Praça Luís Ribeiro, neste sábado, 21 de setembro, serão provavelmente canceladas, por impossibilidade de as poder transferir de local.
Todos os espetáculos e workshops são gratuitos.
Комментарии