De 12 a 22 de Abril a Semana Santa regressa às ruas de Santa Maria da Feira. As sociedades eclesiástica e civil unem esforços pela excelência da recriação histórica de momentos ímpares, carregados de emoção e espiritualidade, dos derradeiros dias da vida de Jesus. A Semana da Paixão em Santa Maria da Feira utiliza toda a cidade como palco dos episódios bíblicos, encenados neste período, assumindo uma forte componente cultural e social.
No entanto, é já no dia 12 de abril que arranca as celebrações, com um espetáculo que promete emoção. A “Paixão de Cristo” apresentado no auditório do Europarque, pelas 21h30, a que se segue um vasto programa, que culmina com a visita pascal, nos dias 21 e 22 de abril.
Mas, outro dos momentos que marca estas celebrações, é o “Correr as Capelinhas” e mais uns quantos recantos, que se realiza a 13 de abril, pelas 9h30..
Uma das propostas diferenciadoras da Semana Santa de Santa Maria da Feira, que propõe uma caminhada que permitirá conhecer alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade e outros segredos mais ou menos escondidos, envoltos em história e lendas.São cinco quilómetros de história numa caminhada circular em busca pelo património arquitectónico religioso de Santa Maria da Feira e não só: haverá espaço para conhecer algumas das ruas mais emblemáticas da cidade e os seus nomes ilustres, e a renovada Quinta do Castelo, que encerra memórias seculares. A caminhada termina no Mercado Municipal, com uma prova de regueifa doce, queijo e vinho fino, enquadrada na mostra de produtores locais.
Commentaires