A 2º edição do Festival de Espantalhos de Portugal acontece, entre 1 de junho e 31 de julho, nas ruas de Oliveira de Azeméis. Este ano, a figura que dá alma a este projeto, de seu nome Francisca, a espanta pássaros, será coroada em público, num ato que decorrerá dia 9 de junho, no Largo da República. Esta é uma das novidades desta segunda edição, e conta com a participação dos alunos das escolas EB1 do concelho. Muita cor, alegria, tradição, amor, cultura e identidade não faltarão ao festival, no qual, “estamos apostados em recuperar e preservar uma tradição que faz parte da nossa memória coletiva”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.
O festival tem como objetivo o relançamento da imagem do município como capital nacional dos espantalhos fazendo jus ao estatuto que atingiu com a iniciativa Macinhata Espanta, realizada há mais de duas décadas e que levou Oliveira de Azeméis a inscrever o seu nome no Guiness Book of Records com a confeção e exibição de 1 113 espantalhos na freguesia de Macinhata da Seixa.
A partir desta iniciativa, o desejo de fazer renascer o espírito dos espantalhos e a realização, em, 2018, do 1º Festival foi o pontapé de saída para este projeto, renovado e ampliado, no qual Joaquim Jorge quer "envolver toda a comunidade".
Para o edil oliveirense, este poderá ser "um cartão-de-visita, que identifique a cidade com a arte dos espantalhos”.
Da programação, destaque para o dia 1 de junho e as duas sessões do bailado “Francisca”, a primeira para as crianças, no Parque de La Salette, às 15h30, e a segunda, às 17h00, no cine teatro Caracas. O espetáculo é assegurado pela Academia de Dança “Fábrica das Artes”.
De realçar ainda atividades diversas e animação noturna aos fins-de-semana, arte urbana, um concurso de fotografia e um outro concurso destinado a premiar os melhores espantalhos desta segunda edição que incluirá ainda workshopos de fabrico de espantalhos, a decorrerem nas juntas de freguesia, e sessões de “show cooking” de alimentação saudável nos dias 19, 20 e 21 de julho, acompanhados de exposição e venda de produtores locais.
O edifício da Câmara Municipal estará, durante o Festival, decorado com espantalhos e tiras de pano representando o vestido da Francisca. A exposição de centenas de espantalhos estará alargada a toda a cidade e concelho sendo esperada a participação de municípios de todo o país.
Comments