Chegou hoje ao fim a 11ª edição do Encontro Internacional de Ilustração, uma organização da Junta de Freguesia de S. João da Madeira. Foram 9 dias dedicados à ilustração, em torno do "trabalho", tema escolhido para edição deste ano. Estiveram presentes 25 artistas, oriundos de 6 países, que apresentaram trabalhos a competição, tendo o júri escolhido como finalistas, onze ilustradores portugueses, oito espanhóis, dois argentinos, dois brasileiros, um ucraniano e um italiano. Simultâneamente estiveram expostos trabalhos da argentina Nella Gatica, vencedora da edição de 2017 do evento, e dos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, sob o mote "Duas mil e dezanove dicas em forma de uivo". Destaque ainda para a mostra que reúne desenhos de alunos do Agrupamento de Escolas Manuel Laranjeira de Espinho, sob o tema "varina", e a que apresenta, em formato de mural, as criações sobre "Trabalho", assinadas por estudantes dos três agrupamentos de escolas de S. João da Madeira.
Concerto Ilustrado ajuda a aproximar os Sanjoanenses do evento
No decurso do evento foram diversos os Workshops, em que foram dados a conhecer alguns dos métodos e técnicas utilizadas pelos ilustradores Fatinha Ramos, Nella Gatica, Pierre Pratt, Guillaume Chauchat, Manel Craneo, Virginie Morgand, Amélie Fontaine e Kristi Minchin, nos seus trabalhos. Nestes 9 dias do evento foi ainda possível assistir a conversas com os autores, oficinas nas escolas, uma feira do livro e um concerto ilustrado pelo músico Filho da Mãe e a artista Cláudia Guerreiro, na Casa da Criatividade. Nas palavras de Sofia Neto, da organização, este tipo de eventos ainda não tem a atenção que deveriam ter, "não são valorizados pelo público", no entanto, "as escolas já têm consciência, porque vamos até elas", e nesse sentido o concerto ilustrado, segundo este elemento da organização, "é o momento de maior contacto com a população, onde é dada a possibilidade das pessoas poderem ver um desenho a aparecer", tudo isto com uma banda sonora em estreita sintonia.
As duas últimas edições tentaram trazer ilustradores das diferentes áreas da ilustração dirigidas também às empresas
Centrado na temática do trabalho a edição deste ano, bem como já a anterior o tinha feito, conforme nos confirmou Sofia Neto, procurou a vertente das indústrias "no universo editorial, na ilustração de produto e têxteis, bem como imagens e publicidade". Ao longo do evento decorreram conversas com empresários, sobre projetos em que se utiliza a ilustração para trazer valor acrescentado ao produto ou a uma comunicação. Segundo Helena Couto, Presidente da Junta de Freguesia, "esta é também uma forma de mostrar aos nossos empresários que têm aqui um potencial, que pensamos que poderiam utilizar, ao mesmo tempo que estamos aqui a tentar provocar, no sentido que também nos provoquem, criando desafios para bem da nossa indústria, que é a base da nossa cidade", confirmando assim a escolha do tema que é o trabalho.
Portuguesa Cláudia Salgueiro vence edição deste ano do Encontro de Ilustração
O "Trabalho" ilustrado pela portuguesa Cláudia Salgueiro foi o escolhido pelo júri como vencedor da edição deste ano do Encontro de Ilustração. Na hora do anúncio, a vencedora mostrou-se bastante feliz e reconhecida pelo seu trabalho. "Num país onde nem sempre há muitas oportunidades, estar aqui com outros colegas e partilhar as nossas experiências é algo muito positivo", afirmou a vencedora, que definiu este seu trabalho apresentado a concurso com "a ideia de dois mundos diferentes , o mundo da industria e o mundo da natureza, e o trabalho que fazemos num, e o trabalho que necessitamos de dedicar ao outro", afirmou.
Cláudia Salgueiro é designer e ilustradora, com Mestrado em Design Editorial, tendo feito a sua formação na Faculdade de Belas Artes do Porto, tendo nos últimos anos procurado uma vertente mais próxima do desenho, apesar de ainda não ter editado nenhum livro. Atualmente é freelancer, e foi a grande vencedora desta edição, que escolheu os trabalhos de Diego Mallo e de Rosanda Rombo, como os segundo e terceiro classificados respetivamente.
Entretanto, na cerimónia de encerramento, e após a entrega dos prémios, a Presidente da Junta de Freguesia, Helena Couto, anunciou o tema da próxima edição, que será o "Tempo".
Comments