A Tuna d’Os Voluntários de S. João da Madeira organizou, com o apoio da Câmara Municipal, um concerto com a guitarrista Luísa Amaro, na Casa da Criatividade. Na noite da passada sexta-feira, 8 de fevereiro, ouviu-se o som da guitarra portuguesa, interpretando melodias inspiradas na viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães, há 500 anos.
Luísa Amaro, a primeira mulher guitarrista profissional de guitarra portuguesa, que começou a tocar e a acompanhar o Mestre Carlos Paredes, em 1984 em centenas de concertos por todo o mundo, veio a S. João da Madeira, a convite da Tuna d' Os Voluntários, apresentar o seu mais recente trabalho “Mar Magalhães”.
Neste álbum, a viagem é o sentido da vida e a guitarra portuguesa a sua companhia. Num espetáculo em que foi acompanhada por Ana Sadio, na guitarra portuguesa, Heloísa Santos Monteiro, na viola, Gonçalo Lopes, no clarinete e o músico convidado, o ex-ministro das Finanças António Bagão Félix, na sonoplastia, ouviram-se composições da própria Luísa Amaro, Manuel de Falla e Heitor Villa-Lobos, entre outros compositores.
Ensinada pela experiência. Foi desta forma que surgiu mais uma viagem, este Mar Magalhães, onde cada música, cada elemento, se dirige a alguém que se reconheça neste ambiente e nesta paleta de cores e sons tão diversos .
Para Minda Araújo, presidente da direção da Tuna d’Os Voluntários de S. João da Madeira, que fez dois solos de temas de Luísa Amaro, "esta foi mais uma experiência em palco com um grande nome do panorama musical português, alargando assim os horizontes e as experiências de todos aqueles, que de uma forma voluntária, fazem desta tuna um exemplo de sucesso e persistência, no ano em que comemora 40 anos de vida".
Este foi já o segundo evento organizado pela Tuna no decorrer deste ano, que conta, ao longo do ano, organizar ainda mais momentos de partilha e experiências em palco, contribuindo, também, "para elevar e levar o nome de S. João da Madeira mais longe", concluiu.
コメント