Uma centena de figurantes recriam Caminho de Santiago por Lobão dia 16 de junho
- pguimaster
- 10 de jun. de 2019
- 1 min de leitura

Integrado no Programa de Apoio aos Projetos Culturais (PAPC), o projeto ‘Por Terra do Deus Maior’ do Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão leva, pelo segundo ano, às ruas da freguesia, no dia 16 de junho, pelas 10h30, uma recriação histórica que evoca o antigo caminho para Santiago de Compostela calcorreado por milhares de peregrinos.

Inspirado no livro ‘Lobão – Terra de um Deus Maior’, ‘Por Terra de um Deus Maior’, pretende transmitir o “conhecimento da alma de um povo e o processo de construção da identidade das gentes da terra”.
Um dos fatores dessa identidade são as peregrinações a Santiago de Compostela, feitas a partir do século X, incluindo um dos caminhos pela ‘Vila de Lobom’ em direção a Carvoeiro, atravessando o rio e seguindo para Compostela. Uma das razões, inclusive, para a escolha do orago de S. Tiago para a igreja de Lobão.
No próximo domingo, dia 16 de junho, a partir das 10h30, mais de uma centena de figurantes concentram-se na Ponte da Chã para recriar este Caminho de Santiago por Lobão há muito esquecido. “De Souto Redondo, partia uma variante que seguia por S. Jorge com entrada na Chã, via Corga, Canedo e depois Carvoeiro e Lever. Trajetos que beneficiavam cidades, vilas e aldeias ao permitir a elevação de ermidas e igrejas, assim como albergues para os peregrinos”. A associação oferece, ainda, um abrigo para os peregrinos poderem “descansar, lavar as feridas e continuar a sua jornada”.

Comentários