top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Uma Viagem pela Escultura de Paulo Neves para ver na biblioteca de Santa Maria da Feira


O escultor natural de Cucujães Paulo Neves inaugura a exposição ‘Viagem’, no próximo dia 14 de dezembro, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. São obras que tocam pela sua simplicidade sofisticada. Conduzem-nos pela natureza, casa e matéria-prima do escultor Paulo Neves, com uma vertente transformativa que transporta o público para lugares passados, reais e imaginários. A Arte é a sua forma de expressão individual e é por ela que faz a "Viagem".

Paulo Neves fez a sua primeira escultura aos 10 anos de idade para marcar a ida do Homem à Lua, utilizando apenas um tronco de madeira que tinha como destino a fogueira. Estudou na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto mas desistiu do curso para andar à boleia pela Europa, descobrir artistas, aprender, trabalhar e tornar-se no escultor autodidata que é hoje. “O meu objetivo era conhecer coisas, o caminho, a estrada, a viagem é a melhor escola”, diz o artista que reside e trabalha na vila de Cucujães, onde se localizam os seus três ateliers.

No universo poético de Paulo Neves, composto pela madeira, pela pedra, pelo ferro, pelo aço, pelo bronze, por materiais plásticos e sintéticos, vivem construções estilizadas, em que obras e artista imitam-se mutuamente, mas desafiando-se sempre numa reinvenção de si mesmos”, diz a jornalista Fátima Araújo sobre um dos escultores portugueses contemporâneos mais presentes no espaço público e privado dentro e fora do país. Longe das modas e da ribalta, Paulo Neves trabalha com o que sente, sem concessões e contra a corrente, fazendo da alegria a assinatura da arte da vida. “É um artista sui generis. Não parece deste tempo, mas também não parece de outro tempo”, descreve o designer Francisco Providência.

A exposição Viagem pode ser visitada até ao dia 25 de janeiro, de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 19h00, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. A entrada é gratuita.

57 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page