top of page
Buscar
  • Foto do escritorpguimaster

USF-S. João deixa conselhos para que tenha uma habitação segura no âmbito do Covid-19


A Unidade de Saúde Familiar de S. João da Madeira (USF-S. João) está a divulgar um exemplo de uma habitação segura no âmbito da pandemia do Covid-19. Para isso usou as redes sociais, onde deixou indicações como as pessoas devem tentar fazer para manter as suas casas livres da entrada de qualquer tipo de contaminação.

Nesse sentido, é explicado que deve ser criada uma zona suja e uma zona limpa. A área suja, deve ser à entrada da habitação, bem delimitada, sendo mesmo dado um exemplo, com colocação de fita adesiva como se pode ver na imagem. E nessa zona deverá fazer parte "um contentor de resíduos (caixote do lixo) aberto ou com abertura não manual, com saco de plástico (A); Um frasco de álcool/solução alcoólica, ou uma casa de banho, ou ainda a existência de um recipiente para lavagem das mãos com água e sabão (B); Cabide para colocação dos casacos/roupa do exterior (C); Área para sapatos do exterior (D); Produtos de limpeza mistos, que contenham em simultâneo detergente e desinfetante na composição, com acessórios de limpeza: pano, balde e esfregona (E)". Entretanto, e como forma de facilitar a limpeza e desinfeção, recomendam a retirada de tapetes dessa zona (X na imagem). Já em relação à área limpa da casa, que deverá estar delimitada com uma linha, igual ao demonstrado na imagem, poderão estar os chinelos/pantufas para calçar após os procedimentos de limpeza/desinfeção.

Perante estas condições, os responsáveis da USF-S. João explicam os procedimentos a ter ao chegar a casa. Em primeiro lugar deve retirar o calçado, preferencialmente sem utilizar as mãos (área D na imagem); No caso de trazer luvas descartáveis, "retire-as enrolando-as no sentido de dentro para fora fazendo um «embrulho» sem tocar na parte de fora e colocando-as no caixote do lixo (A); Seguidamente proceda à lavagem das mãos com água e sabão durante pelo menos 20 segundos não esquecendo nenhuma área da mão e os seus dedos/unhas e incluir o punho (na casa de banho da área suja ou em recipiente com água e sabão criado para o efeito) ou, em alternativa com álcool a 70% ou solução alcoólica (B); De seguida deve retirar o casaco, se tiver, e colocar no cabide (C); Terminada esta operação deve proceder novamente à lavagem das mãos, caso tenha retirado casaco/peça de roupa". É também recomendado que lave e desinfete com regularidade o chão com os produtos de limpeza colocados para esse efeito na área (E). Se por ventura trouxer sacos de plástico do exterior com compras (F), "não há problema em manipular os sacos/produtos com as mãos, desde que, durante a manipulação se evite tocar na cara/olhos/nariz/boca e se lave as mãos logo de seguida". Lembram também que quando o saco do lixo estiver preenchido a 2/3 da sua capacidade, deve ser bem fechado com 2 nós bem apertados e deve ser colocado num segundo saco plástico bem fechado também com 2 nós. Todo este processo deve ser feito preferencialmente com luvas de uso único e as mãos devem ser bem lavadas de seguida (indicações da Orientação 010/2020 DGS - "Infeção por COVID-19 - Distanciamento Social e Quarentena). E por último, as duas regras mais importantes, que são a o lavar bem as mãos, durante pelo menos 20 segundos, regularmente, e nunca ir com as mãos à cara/nariz/olhos/boca sem antes lavar bem as mãos. Estes conselhos terminam com a mensagem para que se protejam. "Partilhem. Salvem vidas".

14.428 visualizações0 comentário
bottom of page