A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é provavelmente o maior evento organizado pelo Município de Santa Maria da Feira. Tendo em consideração o facto de passarem largas dezenas de milhar de pessoas pelo espaço do evento, foram tidas em consideração preocupações ambientais, com o objetivo de reduzir a sua pegada ecológica. Nesse sentido a Indaqua, em parceria com o município, estão a disponibilizar água, em fontanários espalhados pelo recinto, evitando o consumo de cerca de 23000 garrafas de plástico.
Nesse mesmo sentido, no recinto, foram criadas as condições necessárias
para potenciar a reciclagem e foram desenvolvidas ações de sensibilização pela
Suldouro e pela Câmara feirense.
Este é já o quarto ano consecutivo que a Suldouro, responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos do sistema multimunicipal, constituído pelos concelhos de Vila Nova de Gaia e de Santa Maria da Feira, marca presença assídua durante os 12 dias da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, registando uma evolução bastante positiva na separação dos diferentes resíduos produzidos.
Para que sejam cumpridas as regras da reciclagem, diariamente, a Suldouro distribui sacos azuis, amarelos e contentores para depósito de vidro junto de todas as tabernas e restaurantes do recinto, procedendo à respetiva recolha de dois em dois dias.
Recorde-se que no início da Viagem Medieval foi também dinamizada uma ação de sensibilização junto das associações e comerciantes que asseguram as diferentes tabernas e restaurantes, ressalvando a importância da separação e reciclagem dos resíduos produzidos. E para que tudo funcione dentro das normas, este ano, a organização do evento colocou igualmente estruturas de madeira, em vários locais do recinto, com contentores para resíduos recicláveis e para os indiferenciados, para que também os visitantes colaborem na correta separação do lixo, contribuindo, desta forma, para um melhor Ambiente.
De referir ainda que já há mais de uma década que não é permitido o uso de copos de plástico no recinto da Viagem Medieval, e apenas o uso do copo reutilizável.
Comments