Viagem Medieval em Terra de Santa Maria proporciona visitas ao Património Religioso
- pguimaster
- 9 de ago. de 2019
- 1 min de leitura

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, a decorrer até domingo, 11 de agosto, em Santa Maria da Feira, proporciona visitas ao Património Religioso. Na Igreja Matriz, no centro histórico de Santa Maria da Feira, os visitantes são recebidos por D. Manuel
Pereira, D. Isabel de Castro, D. Diogo Pereira e por muitas outras personagens ilustres,
historicamente ligadas à Igreja e ao Convento dos Lóios, que o conduzirão por histórias
e estórias, umas mais conhecidas, outras muito bem guardadas. Todos os dias, às 17h15, realizam-se as visitas ao património da Igreja Matriz de S. Nicolau da Feira, onde é possível ver todos os espaços da Igreja Matriz e do Convento dos Lóios, alguns deles habitualmente encerrados ao público, como o coro-alto com um órgão de tubos de 1896, ao mesmo tempo que são recriadas vivências passadas, como uma das celas dos frades Lóios.

No decorrer da visita vários voluntários da Viagem Medieval “encarnam” personagens ilustres, ligadas à História da Igreja Matriz e do Convento dos Lóios, como D. Manuel Pereira, Luísa Gusmão, D. Isabel de Castro, D. Diogo Pereira, Ana Menezes, João Pereira, Rodrigo da Madre de Deus, D. Gonçalo Pereira, avô de uma das figuras mais importantes da Igreja Católica do seu tempo, o Santo Condestável – São Nuno Álvares Pereira, e conduzem os visitantes, durante cerca de 45 minutos, por espaços seculares que pertenceram à Congregação de S. João Evangelista, vulgarmente conhecida por Lóios.
Após a visita aos Claustros, com apontamentos de música medieval, os visitantes são
convidados a degustar alguns produtos locais e regionais, como a regueifa doce da Feira,
vinho fino e cerveja artesanal.
Estas visitas ao Património Religioso são gratuitas e já acontecem desde 2013.
Comentários