A Associação de Patinagem de Aveiro (APA) celebrou os seus 50 anos de vida feitos de muitas vitórias e conquistas, ao lado daqueles que são a sua força e a razão de ser. Os clubes, que se fizeram representar na cerimónia, são a base do crescimento da associação, que em muito contribuem para o desenvolvimento e expansão das diferentes modalidades da patinagem. Esta cerimónia ficou ainda marcada pela homenagem a sete personalidades ligadas à patinagem, sendo que cinco delas já foram a título póstumo.
Nas palavras de José Cunha, presidente da APA, "sem os clubes não somos nada e é a eles que temos muito a agradecer, pela sua perseverança, e pelas suas tão boas prestações desportivos ao nível das provas distritais e nacionais". Neste momento de comemoração, o presidente da associação não esqueceu ainda técnicos, e restante staff que muito têm contribuído para o crescimento e afirmação das modalidades de patinagem no distrito, fazendo referência ao seu trabalho, numa história que se conta com altos e baixos que a APA enfrentou aos longo da sua existência. Nesse sentido, José Cunha lembrou que foi em 1986 que o maior impulso foi dado para que a associação se afirmasse, sendo que "a grande vitalidade se deve em grande parte aos clubes que têm trabalho para o desenvolvimento das várias modalidades da patinagem, na área de intervenção da APA". No entanto, reconhece, também, a importância dos municípios do distrito, que muito têm contribuído para a realização de provas de âmbito nacional e internacional de grande impacto, "no sentido de fomentar e dinamizar a prática desportiva, nesta área", cabendo aqui "uma palavra de agradecimento aos municípios que têm colaborado nestas iniciativas".
Referência para o Campeonato do Mundo em 2003 e o Campeonato da Europa de 2016 em hóquei em patins, em Oliveira de Azeméis, o Campeonato da Europa de Velocidade em 2017, em Canelas e Válega e a Taça da Europa de Patinagem Artística em 2014 no Luso.
No hóquei em patins o líder da associação vincou a forte participação dos clubes nos diversos campeonatos regionais dos diferentes escalões, "sendo habitual a qualificação para os campeonatos nacionais". José Cunha garantiu ainda que a atual direção da APA está empenhada no fomento da modalidade onde ainda ela não existe, e em especial no interior do distrito.
Sobre a modalidade de patinagem de velocidade, que se encontra fortemente sediada nos concelhos de Ovar, Estarreja e Murtosa, e com apenas quatro clubes, José Cunha salientou
que "demonstram já uma dinâmica muito grande, tendo alcançado diversos títulos nacionais nos mais diversos escalões", fazendo com que a direção "esteja empenhada no aparecimento de novas equipas para a modalidade, perspetivando-se a realização de provas nos mais diversos locais, onde se suscite o respetivo interesse no seu surgimento", referiu.
Sobre a patinagem artística, que fez uma demonstração no decorrer do almoço comemorativo, o dirigente associativo referiu que esta modalidade demonstra um forte crescimento, com um aumento significativo de atletas inscritos, tendo surgido, nos últimos tempos, dois novos clubes na área da associação. Na patinagem artística, a forte preocupação da APA passa pelo crescimento rápido da modalidade que não está a ser acompanhado pelo surgimento de técnicos especializados, o que leva a associação a pensar em fomentar cursos de treinadores que acompanhem este forte desenvolvimento da modalidade.
Por último, na sua intervenção, o presidente da APA abordou a mais recente modalidade que passou a integrar as modalidades da patinagem, o skate, que conta ainda com um atleta inscrito individualmente, não havendo a necessidade de estarem associados a um clube. Nesta modalidade, José Cunha adiantou que a associação e a federação estão disponíveis para patrocinar a inscrição dos atletas, tornando-as mais acessíveis, de forma a facilitar o surgimento de mais atletas filiados e inscritos na modalidade.
Aproveitando a presença de alguns autarcas, José Cunha lançou um repto aos municípios para colaborarem no surgimento de novos equipamentos desportivos que apresentem as condições indispensáveis à prática da patinagem artística e do hóquei em patins, que considera haver em número muito escasso, essencialmente devido às condições muito específicas desses recintos, com a necessidade da existência de tabelas, indispensáveis para o hóquei em patins.
Sete personalidades ligadas à patinagem homenageadas pela APA
Nunca esquecendo o passado, em que antigos dirigentes foram lembrados e homenageados, José Cunha garantiu que esta direção está focada no futuro. "A direção entra agora numa fase já consolidada e adulta, pretendendo crescer de uma forma consistente e programada". Ficou ainda a promessa de estarem disponíveis para apoiar todas as iniciativas que sejam apresentadas, "dentro das possibilidades da associação".
Mas, a cerimónia dos 50 anos da Associação de Patinagem de Aveiro ficou ainda marcada pela homenagem a sete personalidades, "que tanto contribuíram para o fomento e crescimento da patinagem em geral". Nomes como António Fernando Monteiro dos Santos (Quintino), António da Silva Anacleto, António Rodrigues, Manuel Rosas e António Santos Martins, a título póstumo, e ainda Carlos Figueiredo e Armando da Silva Rodrigues, que muito fizeram e no casos dos dois últimos, ainda continuam a contribuir para a patinagem em geral.
Antes de todos juntos cantarem os parabéns à Associação de Patinagem de Aveiro, Hélder Simões, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, anfitrião das comemorações, que se realizaram numa unidade hoteleira de Palmaz, lembrou a importância que o hóquei em patins tem no concelho, onde três coletividades disputam os campeonatos nacionais da modalidade, Oliveirense, Escola Livre e Cucujães, e onde a seleção nacional festejou dois feitos desportivos de referência, o título mundial e europeu em seniores masculinos. Sobre esta matéria, o vereador frisou que a atribuição à Associação de Patinagem de Aveiro a organização deste dois eventos, "revela o prestígio que esta associação tem junto das entidades que tutelam a modalidade", aproveitando para elogiar os fundadores e os atuais responsáveis pelo trabalho desenvolvido ao longo destes 50 anos de vida.
Comments