É preciso preservar a água e o município da Feira começa por dar exemplo na Ribeira de Lamas
- pguimaster
- 9 de jun. de 2019
- 1 min de leitura

Consciente da importância da água na qualidade de vida das populações, o Município de Santa Maria da Feira tem feito um esforço no sentido de sensibilizar os cidadãos para a preservação deste bem público, mas também sendo agente ativo no processo de reabilitação das linhas de água. De forma a combater os focos de poluição industrial que ainda acontecem nos principais rios do concelho, desencadeou-se um processo de partilha de conhecimentos e conjugação de esforços na atuação com as entidades com responsabilidades e competências no licenciamento industrial e gestão das linhas de água.
Nesse âmbito, realizaram-se uma série de reuniões com trabalho de campo, em que estiveram envolvidos técnicos da Câmara Municipal, Agência Portuguesa do Ambiente, GNR, Indaqua Feira e algumas Juntas de Freguesia. “Iniciámos este trabalho na Ribeira de Lamas, que passa no Museu do Papel, pois é constantemente agredida com descargas de vária ordem, incluindo efluentes provenientes da cozedura da cortiça. Por isso, iniciaram-se visitas conjuntas a várias unidades industriais situadas nesta bacia hidrográfica”, diz o vereador com o pelouro do Ambiente, Vítor Marques.
O Município apela à participação ativa de todos os cidadãos na denúncia de descargas ilegais para as linhas de água, através do contacto com o SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente ou a Câmara Municipal.
Comentários